AliExpress é confiável? Análise do site de compras da China

Por se tratar de um site chinês, é normal ficar em dúvida se o AliExpress é confiável e buscar mais informações sobre as entregas para o Brasil.

Aliás, conferir a reputação da loja virtual antes de comprar é sempre recomendado, pois, além de se prevenir contra golpes, assim você ainda evita decepções e estresse.

Mas, voltando ao AliExpress, se trata de um marketplace onde é possível encontrar praticamente tudo, de celulares até peças para motos, passando por relógios e maquiagem.

Parece uma ótima opção para economizar nas compras pessoais e até lucrar com a revenda dos produtos, já que o site tem preços competitivos.

Para solucionar suas dúvidas, ao longo do artigo vou responder se comprar no AliExpress é seguro, com base em avaliações, histórico e aspectos de segurança do site/aplicativo.

Também vou explicar como funciona o processo de compra e o frete para o Brasil.

AliExpress é confiável: sobre o site de compras

O site Aliexpres é um marketplace online, ou seja, uma plataforma virtual onde diferentes vendedores podem oferecer seus produtos, aproveitando a visibilidade na internet e logística para aumentar as vendas.

Falando em marketplaces, você também pode conferir se a Shopee é confiável e se é seguro comprar no Wish.

O AliExpress foi criado em 2010 e pertente ao Grupo Alibaba (Alibaba Group), empresa de capital aberto sediada na China, com foco no setor de e-commerce.

Os empreendimentos do grupo incluem o site Alibaba, especializado em vendas B2B internacionais, e o Taobao, marketplace líder em vendas na China, além de outras subsidiárias.

AliExpress no Reclame Aqui

O AliExpress tem reputação “Regular” no Reclame Aqui. Veja os números da empresa:

  • 100% de reclamações respondidas;
  • 55,7% dos clientes voltariam a fazer negócio;
  • 62,2% de reclamações resolvidas;
  • A nota média dos consuidores é 4,97;
Aliexpress Reclame Aqui
Fonte: reprodução reclameaqui.com.br

Os números acima são dos últimos 6 meses e o AliExpress está registrado no Reclame Aqui há 7 anos.

Vale dizer que a classificação do atendimento vem melhorando, já que em 2020 e 2019 era “Ruim” e “Não recomendada”, respectivamente.

Também é importante lembrar que se trata de um marketplace, portanto, uma única empresa responde pela conduta de todos os vendedores.

De todo modo, a nota “Regular” não chega a ser um ponto negativo para responder se o AliExpress é confiável.

Na verdade, a evolução da nota de atendimento é um bom sinal, pois demonstra que a empresa vem se esforçando para melhorar o pós-venda no Brasil.

Principais problemas

Os principais motivos de reclamações sobre o AliExpress no Reclame Aqui são:

  • Outro problema (quando o problema não se enquadra nas categorias pré-definidas do RA);
  • Produto não recebido;
  • Estorno do valor pago;
  • Atraso na entrega;

Quando as reclamações são agrupadas por produto, “Smarphone”, “Celular” e “Componentes, peças e acessórios” aparecem no topo da lista.

Avaliações do AliExpress no Trustpilot

A classificação do AliExpress na plataforma de avaliações Trustpilot é “Bom”, com nota média 3,4/5 estrelas. O site já foi avaliado por mais de 122 mil usuários de vários países.

83% dos consumidores avaliaram a experiência de compra no AliExpress como “Excelente” e 10% como “Muito ruim”.

O Trustpilot é uma plataforma de avaliações, onde os clientes podem deixar uma nota de 1 a 5 estrelas para os sites e lojas, além de comentários, que podem conter elogios ou críticas.

A plataforma se preocupa com a imparcialidade das opiniões, um ponto que ficou evidente quando respondi se o site de roupas Airydress é confiável.

Nas avaliações de clientes do Brasil sobre o AliExpress, encontramos elogios sobre:

  • Qualidade dos produtos
  • Rapidez na entrega
  • Bom atendimento

Mas, também há reclamações de brasileiros sobre:

  • Pedido cancelado sem aviso;
  • Preços altos;
  • Produtos danificados/kit faltando itens;
  • Produto não recebido e sem reembolso;
  • Produto com defeito (e o cliente não consegue fazer a troca);

Além disso, o marketplace não respondeu avaliações negativas no Trustpilot nos últimos 12 meses, o que é um ponto negativo na análise de confiabilidade do AliExpress, apesar da boa classificação geral.

Aplicativo AliExpress é confiável?

O aplicativo funciona como uma extensão do site, sendo assim, as avaliações do app AliExpress ajudam entender como é a experiência de compra.

Na Google Play Store, o AliExpress tem nota média 4,6/5 estrelas e totaliza mais de 12 milhões de avaliações.

App Aliexpres é confiável
Reprodução: play.google.com

Entrega no prazo, bons preços e eficiência do atendimento são pontos positivos apontados em avaliações recentes.

Porém, também vemos reclamações sobre o alto custo do frete e dificuldade para contatar o atendimento quando ocorre algum problema com o pedido.

Na App Store, o AliExpress está em 4.º lugar entre os aplicativos de compras, com nota média 4,8/5 estrelas, somando mais de 120 mil avaliações.

Portanto, as avaliações do aplicativo AliExpress são um ponto positivo na análise de confiabilidade da empresa, pois, como vimos, a nota média em ambas as lojas é excelente.

O site AliExpress é seguro?

O site AliExpress possui um certificado SSL válido (indicado pelo ícone de cadeado, antes do endereço), o que garante a privacidade das informações enviadas.

Também apresenta um termo de uso e política de privacidade, itens básicos de um site confiável.

Tais elementos, somados ao fato do AliExpress estar ativo há mais de 10 anos e pertencer há uma empresa renomada internacionalmente, permitem concluir que o site é seguro.

Comprar no AliExpress

Agora vou abordar questões relativas ao processo de compra no AliExpress, como pagamentos, frete, rastreamento de pedido, etc.

Formas de pagamento aceitas

As compras no AliExpress podem ser pagas com boleto bancário, cartões de crédito e débito, PIX, PayPal e transferência eletrônica (TEF).

Também existe a opção “Pagamento a prazo”, que permite parcelar as compras no cartão de crédito. É necessário atingir um valor mínimo para fazer o parcelamento.

Segundo o site, o jeito mais simples e fácil de pagar no AliExpress é com cartões de crédito de bancos nacionais (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, CAIXA, Nubank, Santander, etc.)

Isso porque, pagando com cartões locais, não é cobrado IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e as compras são processadas sempre em reais, além de ser um método seguro e confiável.

Entrega e frete

Ao selecionar um produto no site ou app, aparecem as opções de envio disponíveis, com os respectivos valores de frete.

Uma das modalidades é o AliExpress, Direct, um frete econômico que permite consolidar vários pacotes em um único envio.

A taxa padrão de frete do AliExpress Direct é US$ 3 (3 dólares), mas o frete pode sair grátis se o total da compra (soma dos pedidos) ultrapassar US$ 30.

Vale mencionar que o AliExpress utiliza voos fretados semanais para transportar os pedidos da China até o Brasil.

Depois que o pacote chega no Brasil, o transporte até o endereço de entrega é feito pelos Correios.

O AliExpress anunciou inclusive que vai aumentar a frequência de voos semanais, visando reduzir o tempo de envio para o Brasil.

Recentemente, o AliExpress abriu a plataforma para vendedores brasileiros. Nas compras nacionais, as entregas são feitas pela empresa de logística Cainiao, que também pertence ao Grupo Alibaba.

Como rastrear pedidos

O primeiro passo para acompanhar pedidos no AliExpress é fazer login no site, acessar a aba “Minha conta” e clicar em “Meus pedidos”.

Ao selecionar um pedido, aparecerá o status de entrega. Você também pode copiar o código de rastreio, localizado no lado superior direito da página, e verificar direto no site dos Correios.

Verificando no rastreamento dos Correios, você pode conferir se é necessário pagar o despacho postal ou se o pedido foi taxado na Alfândega.

Devoluções e reembolso

O que fazer se um produto comprado no AliExpress não chegar, vier com defeito ou for diferente do anúncio?

Nesses casos, a orientação do AliExpress é de primeiro entrar em contato com o vendedor.

Se não chegar a um acordo para solucionar a questão direto com o vendedor, é possível abrir uma disputa para obter o reembolso.

Entretanto, a disputa só pode ser aberta enquanto o Período de Proteção ao Comprador estiver vigente.

O Período de Proteção ao Comprador funciona como uma garantia e vem especificado em todos os anúncios do AliExpress.

Alguns produtos oferecem o Serviço de Devolução Grátis, que garante a devolução em até 15 dias após o prazo de entrega inicial, com custos de envio cobertos pelo vendedor.

Atendimento

O único canal de atendimento do AliExpress é o chat online, no site. O atendimento inicial é por respostas automáticas e depois o usuário pode conversar com um atendente real.

Lendo as reclamações no Reclame Aqui, encontrei várias críticas à qualidade do atendimento, incluindo dificuldade de comunicação com os atendentes.

Os pedidos podem ser taxados?

O limite de isenção para importações é US$50,00 (cinquenta dólares). Logo, compras internacionais acima desse valor podem ser taxadas.

Se isso acontecer, o valor da taxa a pagar é de 60% sobre o preço da compra, mais o valor do frete e seguro.

Também pode ser cobrada uma taxa de despacho postal pelos Correios, no valor de R$ 15.

Você considera o AliExpress confiável? [Não sei, preciso de ajuda] ou [Quero comparar com outros]

Como saber se o vendedor do AliExpress é confiável?

Por se tratar de um marketplace, é importante conferir as avaliações do vendedor antes de comprar.

Até porque, o AliExpress recomenda tentar resolver eventuais problemas de forma direta, então, mais um motivo para buscar um logista confiável.

Certo, mas, como fazer essa análise? Para isso, você pode conferir a seção de avaliações no anúncio do produto.

Pelas avaliações, é possível saber se o vendedor envia os produtos no prazo e presta um bom atendimento. Assim você também fica sabendo se o produto é fiel à descrição.

AliExpress é confiável: conclusão

Sim, o AliExpress é confiável para comprar, pois, tem um site seguro e está há mais de 10 anos no mercado, além de oferecer suporte e garantia nas compras.

Os aplicativos AliExpress têm notas médias excelentes e a maior parte dos clientes avaliou bem a experiência de compra na plataforma Trustpilot.

A reputação no Reclame Aqui vem melhorando, o que pode ser considerado outro ponto positivo.

Entretanto, a qualidade do atendimento via chat é alvo de reclamações, sem falar que esse é o único canal de comunicação da empresa.

E, por se tratar de um marketplace, é fundamental avaliar a reputação do vendedor antes de comprar.

Existe ainda o risco de ter o pedido taxado na alfândega ou arcar com a taxa de despacho postal dos Correios, no caso de vendedores internacionais.

Estando ciente desses riscos e tomando as devidas precauções, comprar no AliExpress é confiável.

Mas, se você ainda tem alguma dúvida, é só consultar os experts no Bomdemarca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.