GOOGLE ADS PARA AFILIADOS – GUIA DEFINITIVO PASSO A PASSO

Uso o Google Ads como afiliado desde 2011, foi quando comecei a ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Nesse período a ferramenta de anúncios passou por várias melhorias, e uma coisa é certa:

“O Google ads ainda é uma excelente ferramenta para fazer vendas como afiliado”.

É por isso que resolvi criar esse guia passo a passo de Google ads para afiliados e compartilhar toda minha experiência com a ferramenta de anúncios.

Como funciona o Google ads

O Google ads é uma plataforma de anúncios e funciona como um gigante Outdoor virtual. Sabe aqueles outdoors que você vê nas estradas e fachadas de prédios.

O Google ads funciona assim, só que online, de maneira direcionada e muito mais eficiente, veja o exemplo na imagem abaixo.

divulgação Google Ads
Fonte: reprodução google.com

Cada uma dessas áreas de texto marcadas em vermelho, representa um pequeno outdoor virtual, que são chamados de anúncio. E anunciar pelo Google ads tem diversas vantagens:

  • Os anúncios criados no Google ads só aparecem quando as pessoas pesquisam ou demonstram interesse por um determinado assunto, como no exemplo ‘curso para ganhar dinheiro’.
  • O Google só vai cobrar pelo seu anúncio se a pessoa clicar, caso contrário você não paga nada;
  • É possível saber exatamente quantas vendas cada anúncio gerou e qual o custo de cada venda;
  • Você decide em que regiões, estados ou cidades seus anúncios devem aparecer;

Essas são apenas algumas das vantagens de anunciar pelo Google ads como afiliado, em comparação com os outdoors.

Acredito que a principal vantagem de usar o Google ads como afiliado é o baixo investimento inicial, com apenas R$40,00 você já pode começar e criar o seu primeiro anúncio.

E isso nos leva para o próximo tópico, como criar sua conta no Google ads.

Como criar conta no Google ads para afiliados

Só para deixar bem claro, a conta no Google ads é a mesma para quem deseja vender produtos afiliados ou produtos próprios.

Para criar sua conta no Google ads, é obrigatório que você tenha uma conta no Gmail. Que é o serviço de e-mail da Google.

Usando a sua conta do Gmail, você precisa acessar a página ads.google.com e clicar no botão de ‘CRIAR CONTA’.

Seguindo um passo a passo de 3 etapas você consegue criar sua conta de anúncios no Google:

  • Na parte inferior da primeira tela clique no link ‘Alternar para o modo especialista’;
  • Nessa segunda tela você mais uma vez clica no link que aparece na parte inferior, que diz ‘Criar uma conta sem uma campanha’;
  • E pronto, na terceira tela aparece a mensagem de parabéns por ter criado sua primeira conta de anúncios no Google ads e também aparece o botão de ‘Explorar conta de anúncios’;

Esse é o passo a passo mais simples para criar sua conta no Google Ads. Caso tenha dúvidas as imagens abaixo podem te ajudar.

Criar conta google ads
Fonte: reprodução ads.google.com
criar conta sem campanha
Fonte: reprodução ads.google.com

Depois de criar sua conta de anúncios no Google ads, já pode começar a anunciar como afiliado.

Lembrando que, como afiliado você precisa ler e entender as políticas de anúncio no Google ads.

O que pode e não pode anunciar como afiliado

O Google ads é bem liberal em relação as campanhas de anúncios, você pode criar campanhas de quase qualquer produto como afiliado.

Mas, tem alguns nichos que tem restrições ou são proibidos, veja alguns exemplos:

  • Produtos financeiros
  • Empréstimos pessoais
  • Apostas esportivas
  • Promessas de ganhar dinheiro
  • Medicamentos ou substâncias controladas
  • Drogas
  • Armas em geral

Todas essas categorias de produtos tem restrições ou são completamente proibidas.

Por isso, antes de criar a sua conta e anunciar no Google ads como afiliado, vale a pena conferir as políticas de anúncio.

Criando sua primeira campanha de afiliado

Para facilitar a explicação de como criar sua primeira campanha no Google ads, vou usar como exemplo meu curso para afiliados iniciantes, o AFILIADOFLIX.

E antes de colocar a mão na massa é preciso planejar e descobrir quais termos de busca são mais relevantes para esse tipo de campanha.

Como encontrar termos de pesquisa relevantes

A própria ferramenta de anúncios do Google oferece uma ferramenta que mostra quantas pessoas buscam por certo termo de pesquisa.

Depois de fazer login na sua conta de anúncios do Google:

  1. Selecione ‘Ferramentas e configurações’ no menu superior;
  2. Expanda a opção ‘Planejamento’;
  3. Clique em ‘Planejador de palavras chave’;
  4. Escolha ‘Ver volume de pesquisas e previsões’;
Planejador de palavras chaves
Fonte: reprodução ads.google.com

Pela pesquisa que fiz usando o planejador de palavras chave do Google, encontrei:

  • Curso para afiliados – 260 pesquisas mensais;
  • Curso para afiliado iniciante – 110 pesquisas mensais;
  • Melhor curso para afiliados – 50 pesquisas mensais;
  • Afiliadoflix – nenhuma pesquisa mensal;

Minha recomendação é que você encontre de 5 a 10 termos de pesquisa para usar como palavra chave na sua campanha.

Usando menos que 5 termos de pesquisa, pode ser que seu anúncio não apareça. Mas que 10 pode dispersar o foco da campanha.

Criando a campanha no Google ads, passo a passo

Supondo que você já tenha criado sua conta no Google ads e feito login, o próximo passo é criar a primeira campanha. E nesse exemplo vamos criar uma campanha para vender o curso para afiliados AFILIADOFLIX.

Partindo da guia ‘Visão geral’ ou ‘Campanhas’ no menu lateral, você precisa clicar no sinal de adição (+) para criar uma nova campanha.

cria campanha no Google Ads
Fonte: reprodução ads.google.com

A tela seguinte pede para selecionar o objetivo da campanha. Como afiliado sem estrutura própria, você precisa selecionar o objetivo ‘Campanha sem meta‘.

Caso você tenha seu próprio site e tenha instalado o código de acompanhamento recomendo selecionar o objetivo ‘Vendas’.

escolha o objetivo da campanha
Fonte: reprodução ads.google.com

Na sequência você precisa selecionar o tipo de campanha e nesse caso, a melhor opção para afiliados é a campanha de pesquisa.

Campanha de pesquisa é aquela que mostra os anúncios quando alguém pesquisa certa palavra ou frase.

selecione o tipo de campanha
Fonte: reprodução ads.google.com

E para completar essa primeira etapa, você precisa definir um nome para sua campanha. Escolhi o nome ‘Vender curso AFILIADOFLIX’.

Você pode escolher o nome que preferir, desde que facilite a organização das suas campanhas.

defina o nome da campanha
Fonte: reprodução ads.google.com

Depois de completar essas informações clique em continuar, botão disponível na parte inferior.

A tela seguinte (Orçamento e lances) vai pedir para definir o orçamento da campanha, você precisa preencher com o valor que pretende investir em média por dia.

Esse valor é uma média, porque em alguns dias pode gastar um valor maior do que você definiu como limite, mas não se preocupe, esse gasto será compensado nos dias seguintes para ficar na média.

Minha sugestão: comece com um orçamento de R$4,00 por dia e depois vai aumentando aos poucos.

O lance de CPC (custo por clique) máximo, é o valor máximo que você está disposto a pagar por cada clique no seu anúncio.

Pela minha experiência, o CPC real costuma ficar abaixo do limite definido como máximo.

Para completar essa tela, tem a pergunta: ‘Em qual métrica você quer focar?’.

Como essa é uma campanha sem meta, a mais indicada para afiliados, o ideal é focar na métrica cliques.

Com foco em cliques, o Google ads tentará gerar o máximo de cliques com o orçamento que você definiu.

Definir o lance por clique
Fonte: reprodução ads.google.com

Clique em ‘Próxima’ para completar essa etapa e seguir para as configurações de campanha.

Configurações de campanha

Como objetivo é vender o curso AFILIADOFLIX para afiliados iniciantes, as configurações precisam ser definidas de acordo com esse objetivo.

Por isso, em ‘Redes’ você mantém selecionado apenas a opção Redes de pesquisa e parceiros de pesquisa. Essa é a rede mais eficaz para vender produtos como afiliado.

Em locais, o ideal é definir como alvo todo o Brasil, afinal, o curso online AFILIADOFLIX pode ser comprado por qualquer pessoa do Brasil com acesso a internet.

Já em idiomas eu costumo marcar a opção ‘Todos os idiomas’; se você preferir você pode selecionar apenas alguns idiomas. Pela minha experiência, marcar todos os idiomas aumenta o alcance dos anúncios.

Configurações da campanha Google ads para afiliados
Fonte: reprodução ads.google.com

As outras configurações você pode deixar como estão, porque o padrão do Google já é o suficiente. Clique em ‘Próxima’ para continuar.

Palavras Chave e Anúncios

Como nós já escolhemos as palavras chave no planejamento, agora fica fácil preencher essas informações.

Antes de preencher as palavras chave recomendo definir um nome para o grupo de anúncios, nesse caso escolhi ‘AFILIDOFLIX’. Para editar basta clicar no ícone de lápis disponível ao lado do nome.

As palavras chave devem ser colocadas na área de texto disponível, sendo um termo de pesquisa para cada linha.

Para essa campanha utilizei palavras-chave com correspondência de frase. E antes de continuar preciso apresentar os tipos de correspondência de palavras-chave.

Definir palavras chave
Fonte: reprodução ads.google.com

O que são as correspondência de palavra chave?

A correspondência de palavra chave tem a ver com o nível de exatidão que o termo de busca precisa ter para que seu anúncio apareça quando o usuário faz uma pesquisa no Google.

  • Correspondência exata, o anúncio só é acionado se o usuário digitar exatamente a palavra-chave que você definiu na etapa de palavras-chave, para representar essa correspondência todas as palavras precisam estar entre [ ]. Por exemplo: [curso para afiliados], o anúncio só é mostrado se o usuário pesquisar exatamente por curso para afiliados.
  • Correspondência de frase, nesse tipo de correspondência o anúncio aparece sempre que o usuário pesquisa um termo com a palavra-chave escolhida. Para representar a correspondência de frase, a palavra-chave precisa estar entre ” “. Por exemplo: “curso para afiliados”, o anúncio é mostrado sempre que o usuário pesquisar algum termo de busca que contenha a palavra-chave; como curso para afiliados iniciantes, fazer curso para afiliados, melhor curso para afiliados;
  • Correspondência ampla, quando você define palavras-chave de correspondência ampla o anúncio é mostrado sempre que o usuário pesquisa por termos relacionados as palavras que definiu. Para usar palavras-chave de correspondência você não precisa usar nenhum símbolo, basta colocar a palavra de forma pura. Por exemplo: curso para afiliados, o anúncio vai aparecer em pesquisas como, quero vender como afiliado, ganhar dinheiro, primeira venda como afiliado e assim por diante;

Depois de conhecer os tipos de correspondência de palavra-chave, você deve estar se perguntando, qual tipo usar e quando?

Nas minhas campanhas de afiliado no Google ads, uso a seguinte regra. Quando a palavra-chave que vou usar tem mais de 100 buscas mensais (de acordo com o planejador de palavras chave do Google ads), uso correspondência exata.

Se tiver menos de 100 buscas mensais, utilizo a correspondência de frase para testar se realmente existem usuários interessados no produto que estou promovendo.

Como criar o anúncio no Google ads

Criar o anúncio é a etapa mais importante se você realmente quer vender como afiliado pelo Google ads.

Por isso, vou mostrar em detalhes como fazer ou se preferir você pode conferir esse vídeo sobre Google ads para afiliados.

A criação do anúncio no Google ads é simples se você seguir todas as etapa na ordem correta.

  1. URL FINAL, esse campo deve ser preenchido com o link da página de vendas, nesse exemplo vou usar a página de produto da Hotmart (https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/afiliadoflix/H64674176F);
  2. Caminho de exibição, é o nome que aparece depois da barra (/) na URL final. Nesse caso coloquei “afiliadoflix”, veja como fica www.hotmart.com/afiliadoflix‬ é dessa forma que aparece no anúncio;
  3. Títulos, você pode preencher até 15 títulos diferentes que serão alternados automaticamente pelo Google. O objetivo dessa alternância é sempre mostrar o título mais relevante de acordo com o termo de pesquisa usado pelo usuário;
  4. Descrições do anúncio, você pode definir no máximo 4 descrições diferentes, sendo que o mínimo são duas. Essas descrições também aparecem de forma alternada no corpo do anúncio;
  5. URL de acompanhamento, nesse campo você precisa colocar o link de afiliado que você pega na Hotmart em ‘Links de divulgação de produto’, nesse caso coloquei o link que leva para a página de vendas (https://go.hotmart.com/H64674176F?dp=1)
Anúncio para afiliados Google ads
Fonte: reprodução ads.google.com

Esses são os campos principais que você precisa preencher na hora de criar um anúncio como afiliado no Google ads.

E para melhorar ainda mais o desempenho do seu anúncio no Google ads, recomendo preencher as extensões de anúncio, principalmente os sitelinks e as frases de chamariz.

Como publicar a campanha Google ads

Se seguiu todas as etapas corretamente até aqui, você já pode publicar sua primeira campanha de afiliado no Google ads.

Depois de preencher todos os campos na criação do anúncio você clica em ‘Próxima’.

A tela seguinte vai mostrar um breve resumo da sua campanha, essa é a etapa de revisão, onde você deve bater o olho e conferir se tudo está ok.

Se perceber algum erro, basta clicar e fazer a correção.

Assim que concluir a revisão, clique em ‘Publicar campanha’.

Revisão e aprovação da campanha

Para que o seu anúncio comece a aparecer nas buscas, o Google precisa revisar e aprovar a sua campanha.

Esse processo costuma demorar no máximo 24 horas. Caso sua campanha tenha algum erro, você recebe um e-mail com informações de como corrigir.

Depois que a campanha é aprovada, seu anúncio estará apto para aparecer nas buscas. Desde que você adicione crédito publicitário na sua conta.

Informações de faturamento Google Ads

As informações de faturamento da sua conta de anúncios Google precisam ser preenchidas corretamente da primeira vez, porque não podem ser alteradas.

Você precisa informar os dados básicos:

  • Nome completo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Endereço
  • Moeda de faturamento
  • Informações de contato

Depois de confirmar as informações do seu cadastro é hora de adicionar saldo para sua primeira campanha começar a rodar.

O valor mínimo para começar é de R$40,00 se você optar pelo pagamento por boleto ou cartão de crédito com pagamento manual.

Você também pode usar as cobranças automáticas, que está disponível apenas para cobranças via cartão de crédito.

Primeira venda como afiliado pelo Google ads

Minha primeira venda como afiliado pelo Google ads foi em 2011, como afiliado do site Cursos24horas.

Naquela época o Google ads era uma ferramenta desconhecida da maior parte dos afiliados e empresas em geral, ou seja, o custo por clique(CPC) era muito baixo.

Era muito comum rodar campanhas onde o CPC ficava entre R$0,01 e R$0,05. O sonho de qualquer profissional de marketing.

Você deve estar se perguntando, quanto tempo demora para fazer minha primeira venda como afiliado pelo Google ads?

Minha resposta é, isso depende de vários fatores.

A métrica que costumo utilizar é fazer a primeira venda com os 100 primeiros cliques, e isso só é possível com campanhas bem estruturadas e configuradas.

E é justamente isso que ensino no curso sobre Google ads para afiliados, o AFILIADOFLIX.

Como divulgar um produto afiliado no Google ads?

Sempre que vou divulgar um produto como afiliado pelo Google ads, a primeira coisa que verifico são as regras do programa de afiliados.

Certos programas de afiliados não permitem a divulgação pelo Google ads ou proíbem o uso de algumas palavras-chave.

E se o afiliado desrespeita essa regra pode acabar perdendo as comissões ou até mesmo ser bloqueado no programa de afiliação.

Depois de conferir as regras, sigo o passo a passo que mostrei nesse artigo e nos primeiros dias da campanha faço otimizações, que ensino em detalhes no curso AFILIADOFLIX.

Google ads para afiliados Hotmart

A Hotmart foi uma das primeiras plataformas de afiliados a oferecer o possibilidade de instalar o código de acompanhamento de conversões.

E isso é uma enorme vantagem para quem roda campanhas no Google ads, porque permite acompanhar as conversões.

Com isso, você tem condições de saber quais palavras chave, anúncios e até mesmo locais estão gerando vendas.

Com esse nível de informação, você concentra seus esforços em produtos Hotmart que geram o maior retorno.

Se você é um afiliado Hotmart e ainda não sabe usar o acompanhamento de conversões do Google, pode aprender no AFILIADOFLIX.

Quanto um afiliado ganha com o Google ads?

Essa é uma pergunta sem resposta, com o Google ads o afiliado pode tanto ganhar como perder dinheiro.

É claro que o desejo é sempre ganhar, mas essa não é a realidade. Desde 2011, criei dezenas de campanhas nas quais perdi dinheiro.

Porém, com outras tantas ganhei muito mais que perdi, e esse é o espírito do negócio. Você precisa testar até descobrir uma campanha que vai fazer você ganhar dinheiro e compensar todas as perdas que teve e ainda gerar um bom lucro.

O que posso te dizer é que começando do jeito certo as chances de ter resultados positivos são muito maiores.

Qual o melhor curso de Google ads para afiliados?

Existem inúmeras referências no marketing de afiliados que vão te ajudar a ganhar dinheiro com Google ads e outras plataformas de anúncios.

E para facilitar a sua vida, criei um artigo onde apresento os melhores cursos para afiliados disponíveis no mercado.

São cursos que comprei e fiz do início ao fim, por isso, posso recomendar com tranquilidade, pois, valem o investimento.

Aprenda a fazer vendas com Google ads

O Google ads é uma das ferramentas mais eficazes para gerar vendas, seja como afiliado, infoprodutor ou dono de negócio.

Nesse artigo, tentei trazer o básico para que você possa começar com o mínimo de atrito.

A ferramenta de anúncios do Google é robusta, por isso, é natural que exista uma curva de aprendizagem. Que em geral é superada pela tentativa e erro.

O importante é cometer erros pequenos e que não levem a ruína. Dessa forma, você consegue evoluir e se tornar um usuário avançado.

Enfim, se você quer aprender a fazer vendas como afiliado usando o Google ads, o treinamento AFILIADOFLIX pode te ajudar.

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