ONDE INVESTIR MELHOR O MEU DINHEIRO? 6 OPÇÕES SEGURAS E MELHORES QUE A POUPANÇA

Se você está em busca de uma opção melhor que a poupança para investir o seu dinheiro, saiba que existem diversas alternativas no mercado que podem oferecer rentabilidades mais atraentes e que são seguras.

Contudo, com a quantidade de opções de investimentos disponíveis, pode ser difícil saber onde colocar o seu dinheiro e garantir um retorno satisfatório. 

É necessário avaliar os riscos, as oportunidades e a liquidez dos investimentos antes de tomar uma decisão. 

Além disso, é importante conhecer as opções de investimentos disponíveis e escolher aqueles que melhor atendam às suas necessidades e objetivos financeiros. 

Pensando nisso, selecionamos sete opções seguras e melhores que a poupança para investir seu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.

Caso queira suporte para fazer o seu melhor investimento, consulte os experts Bomdemarca

Como considerar onde investir melhor o meu dinheiro?

Ao considerar onde investir melhor o seu dinheiro, é necessário levar em conta alguns fatores importantes: 

  • A liquidez, ou seja, a facilidade com que você pode resgatar o seu investimento em dinheiro; 
  • O risco, ou a possibilidade de perder dinheiro no investimento. É importante avaliar os riscos envolvidos e escolher um investimento que esteja de acordo com o seu perfil de investidor; 
  • As oportunidades de retorno que o investimento oferece e se elas atendem às suas expectativas financeiras;
  • A segurança do investimento também é um fator a ser considerado. É necessário escolher um investimento que seja seguro e que proteja o seu patrimônio financeiro.

Portanto, antes de começar a investir, você precisa avaliar qual é o seu perfil de investidor para fazer as melhores escolhas. Para isso, pergunte-se:

  • Qual sua tolerância ao risco? Pense sobre como você reage em situações de risco e confusão;
  • Qual o seu horizonte de investimento? Pense no prazo em que você pretende manter o seu investimento;
  • Qual é o seu conhecimento sobre investimentos? Se você não possui tanto conhecimento sobre investimentos, deve preferir opções mais simples e seguras;
  • Quer suporte e ajuda de especialistas? Consulte os experts no Bomdemarca

Porém, se o seu perfil de investimento é mais ousado, você pode querer saber mais sobre a Binary, plataforma de investimentos para operações binárias. 

Após essa análise, conheça 6 opções de investimento para você dar os seus primeiros passos como um investidor de sucesso. 

6 opções para investir melhor o seu dinheiro

Se você está em busca de opções mais rentáveis e seguras para investir o seu dinheiro, confira a lista que preparamos com 6 alternativas que podem ser mais interessantes do que a poupança.

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma opção de investimento em títulos públicos do governo federal e que oferece rendimentos mais atraentes do que a poupança. 

Em resumo, é possível investir a partir de R$30 e escolher entre diferentes títulos com prazos e rentabilidades distintas, sendo uma opção bastante acessível para o investidor iniciante.

Além disso, o Tesouro Direto é considerado um investimento seguro, uma vez que os títulos públicos são garantidos pelo governo federal. 

Para investir no Tesouro Direto, você pode iniciar a transação através do seu aplicativo do banco ou pelo aplicativo oficial do Tesouro Direto

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O Certificado de Depósito Bancário – também chamado de CDB – é uma opção de investimento em renda fixa disponibilizado pelas instituições bancárias. 

Em outras palavras, ele funciona como um empréstimo que você faz ao banco, que lhe paga juros pela utilização do seu dinheiro.

Os CDBs podem ser encontrados em diferentes modalidades, como pré-fixados e pós-fixados. 

Portanto, é importante avaliar as condições de cada produto antes de investir e escolher um banco sólido e confiável.

Para contratá-los, você pode ir até o seu banco para conhecer as opções disponíveis, que rendem a partir de 100% do CDI, ou acessar através da área de investimento do seu banco. 

3. Previdência Privada

É um tipo de investimento que permite planejar a aposentadoria e sonhos de longo prazo, mas também é possível investir com resgate a partir de 3 anos. 

Porém, existem dois tipos de previdência privada: 

  • O PGBL, que é mais indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda;
  • E o VGBL, que é mais indicado para quem faz a declaração simplificada ou é isento do imposto.

Uma das vantagens da previdência privada é a possibilidade de escolher entre diferentes fundos de investimento, de acordo com o perfil e objetivos do investidor. 

Sendo assim, há opções de fundos mais conservadores, como os que investem em renda fixa, e opções mais arrojadas, como os que investem em ações. 

Ou seja, é importante avaliar as opções disponíveis e escolher aquelas que melhor se adequam às suas necessidades.

Você pode ir até o seu banco ou aplicativo e iniciar com pequenos aportes por mês. Existem instituições que oferecem investimentos mensais a partir de R$50. 

4. LCIs e LCAs de bancos médios e pequenos

São títulos emitidos por bancos médios e pequenos para financiar projetos imobiliários e do agronegócio, assim como as LCI e LCA dos grandes bancos. 

Como vantagem, são isentos de Imposto de Renda e contam com a garantia do FGC.

No entanto, antes de investir, é importante avaliar o perfil do emissor do título, bem como a rentabilidade e a liquidez.

Para realizar investimentos em LCI ou LCA, é necessário possuir uma conta em uma corretora de valores que seja confiável, regulamentada e autorizada a atuar no mercado financeiro.

5. Debêntures

Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas, cujo objetivo é captar recursos para investimentos em suas atividades. 

Em resumo, é uma opção de investimento de renda fixa, em que o investidor empresta dinheiro para a empresa e recebe juros em troca. 

Entretanto, as debêntures podem ser emitidas com diferentes prazos, taxas de juros e formas de remuneração, podendo ser pré-fixadas, pós-fixadas ou híbridas.

Apesar de ser um investimento de maior risco em relação a outras opções de renda fixa, como CDBs e LCIs, as debêntures podem oferecer rentabilidades mais atrativas para o investidor.

Assim como as LCIs e LCAs, uma debênture pode ser acessada a partir de uma corretora de valores confiável.

6. Letras de Câmbio

A Letra de Câmbio (LC) é um investimento considerado seguro, assim como outros títulos de renda fixa. A LC é emitida por financeiras e bancos menores com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades. 

Contudo, funciona de forma semelhante a outros títulos de renda fixa, com prazo e remuneração acordados previamente. 

Entretanto, é importante ressaltar que, como qualquer investimento, a LC apresenta riscos.

Por isso, é fundamental pesquisar a reputação da instituição financeira antes de investir em LCs e optar por aquelas que são de empresas sólidas e bem avaliadas pelo mercado.

As sociedades de crédito, financiamento e investimentos, juntamente com outras instituições financeiras, são responsáveis por emitir a letra de câmbio.

Onde melhor investir meu dinheiro em 2023?

Investir dinheiro pode parecer intimidador para quem está iniciando, mas com o conhecimento certo e a orientação adequada, é possível tomar decisões seguras e lucrativas. 

Como vimos, existem diversas opções de investimento disponíveis no mercado, cada uma com seus próprios riscos, benefícios e requisitos. 

  • Renda Fixa: Tesouro Direto, CDB, LCIs e LCAs, Letras de Câmbio e Debêntures;
  • Previdência Privada: essa modalidade é uma opção de investimento de longo prazo, que pode ser feita por meio de planos de previdência oferecidos por seguradoras ou bancos.

Neste artigo, apresentamos seis opções de investimentos seguros e rentáveis, ideais para quem deseja fugir da poupança e buscar alternativas mais interessantes para multiplicar o seu dinheiro. 

É importante lembrar que, antes de tomar qualquer decisão, é fundamental avaliar as suas necessidades e objetivos financeiros, e buscar sempre a orientação de profissionais capacitados.

Caso queira suporte, converse com os experts no Bomdemarca para fazer a melhor escolha para seus investimentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima